Comecei a escrever um texto sobre pessoas mesquinhas e desagradáveis, mas achei que era dar protagonismo a uma personagem que não merece. Não quero saber das pessoas que não gostam de mim e se dão ao trabalho de me escreverem a dizer isso mesmo. Essas não me interessam para nada. Aliás só alguém que não está bem da sua cabecinha visita blogues de quem não gosta. Ou então tem demasiado tempo para gastar. Uma pena quando o tempo é um bem tão precioso que só devia ser gasto no que realmente interessa, pelo menos quando temos essa opção.
Portanto vamos falar de coisas agradáveis! Das sobremesas que fiz para o aniversário do Miguel e que ainda não partilhei todas. Desta pavlova que, apesar de deliciosa ficou a pavlova mais feia e rachada que fiz até ao momento, e olhem que já fiz umas quantas.
Uma combinação que não tinha nada para correr mal: uma pavlova crocante por fora e perfeita no seu interior. Uma mousse de chocolate negro a contrastar com o doce intenso e os frutos vermelhos que andam de mãos dadas com o chocolate.
Fez sucesso. E uma sugestão - aventurem-se sem medos a fazer uma pavlova!
Ingredientes
Pavlova:
5 claras
220g de açúcar
2 colheres de chá de amido de milho (Maisena)
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco
Mousse de Chocolate:
100g de chocolate negro
3 ovos
125 g de framboesas frescas
200g de morangos
Açúcar em pó q.b.
Preparação:
Ligue o forno r regule-o para 150ºC.
Bata as claras em castelo, mas não as deixe ficar demasiado duras. Acrescente depois o açúcar, aos poucos e poucos, batendo com a batedeira eletrica entre cada adição de açúcar. As claras devem ficar duras e brilhantes. Junte agora o amido de milho peneirado e o vinagre e mexa bem com uma vara de arames para envolver muito bem.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e desenhe um circulo com 18cm de diâmetro. Coloque as claras dentro desse circulo e com a ajuda de uma espátula molde as claras de modo a ficarem dentro do circulo. Coloque a pavlova no forno e reduza-o para 120ºC. Deixe cozinhar a durante 1h20 e evite abrir muitas vezes a porta do forno. Ao fim desse tempo desligue o forno e deixe-a arrefecer completamente lá dentro antes de a retirar.
Para a mouse de chocolate, comece por derreter o chocolate em banho maria ou no micro-ondas. Junte-lhe depois as 3 gemas, misturando bem e envolva depois as 3 claras previamente batidas em castelo. (Não é necessário juntar qualquer tipo de açúcar ou de manteiga!) Reserve no frigorífico até necessitar.
Mesmo antes de servir cubra a pavlova com a mousse de chocolate e decore depois com morangos e as framboesas polvilhando comum pouco de açúcar em pó para decorar.
Bom Apetite!
0 Comments